4/09/2016

Quando posso deixar o bebê dormir sozinho no quarto?

Ninar um bebê para dormir é um momento bem gostoso, além de ser uma demonstração de carinho da mamãe ou do papai.
Visualizar aquele ser tão pequenino fechando seus olhinhos para dormir é de deixar qualquer mamãe emocionada. Uma criança ainda tão indefesa que depende dos pais para tudo. A natureza humana realmente é algo sublime e admirável, não é verdade?
Porém, chega um momento em que é preciso mudar alguns hábitos para ensinar o bebê a criar autonomia, bom desenvolvimento psicológico e ter atitudes saudáveis de sono.
Já nos primeiros meses de vida é importante que os pais acostumem a criança a dormir no berço.  Dessa forma ele irá aprender a ter suas noites de sono sem que a mãe o tenha em seus braços.
É nesse momento que surge uma dúvida muito com entre as mamães: quando posso deixar o bebê dormir sozinho no quarto?
Todos precisam de rotina, até mesmo os bebês

Primeiramente, vale destacar que umas das coisas que irá ajudar a criança a criar um bom hábito de sono é o estímulo causado pelos pais. Por exemplo, quando estiver próximo do horário de ir deitar, promova um ambiente mais calmo, dê um banho, amamente, cante uma canção de ninar, faça carinhos e coloque o bebê para dormir.

Ter um quarto só para o bebê é importante para seu desenvolvimento psicológico
Ao dormir sozinho no quarto, o bebê vai crescendo e irá assimilando que aquele espaço é dele e que ali ele irá aprender a enfrentar suas angústias, medos, frustrações e também viver momentos de grande alegria.
  • A partir do terceiro mês – você já pode deixar o bebê dormir sozinho no quarto, mas sob supervisão.
  • Do sexto mês em diante – o bebê tem capacidade para dormir a noite inteira, sem que haja pausas para se alimentar.
Caso a criança acorde no meio da noite, pegue-a, acalme-a, dê de mamar se perceber que ela está com fome, ande pelo quarto com ela e coloque-a no berço quando voltar a dormir. Você não precisa ter atitudes radicais e deixá-la horas chorando. Há pais que fazem dessa forma, seguindo conselhos de alguns pediatras, mas nem sempre é a melhor solução. Cabe a cada pai e mãe decidir o que melhor tranquiliza seu filho.
Portanto, você desempenha um papel muito importante na vida de seu bebê. E ele necessita de toda sua orientação e apoio para seguir com uma vida saudável. Quando chegar a idade dele dormir sozinho no quarto, siga em frente para ensiná-lo com todo amor e carinho.
Agora queremos saber: o seu bebê já pode dormir no quarto sozinho? Como tem sido essa experiência? 
Deixe seu comentário.

Sem comentários:

Enviar um comentário