Com certeza você já passou pela experiência de acordar no meio da noite sem motivo algum e voltou a dormir em seguida.
Os bebês também passam por isso. Como o sono é mais leve, acordam. O que você deve ensinar ao seu bebê é a voltar a dormir sozinho. Isso pode parecer impossível para algumas mães, mas vamos orientá-la.
Crianças pequenas podem acordar e resmungar, mas é só uma fase.
Conheça os motivos e o que fazer:
Mudança de hábitos vem dos pais
Se você tem costume de fazer o bebê dormir toda vez que chora, a qualidade de sono dele pode cair nos primeiros aninhos de vida.
Através de uma pesquisa americana comprovou-se que bebês que não tiveram muita atenção à noite, dormiram melhor e por maior tempo, do que aqueles que receberam maiores cuidados à noite.
Hábitos que prejudicam
- Alimentar fora de horário;
- Segurar o bebê o tempo todo no colo;
Deixar o bebê dormir na cama do casal.
Observar se ele está bem não é problema. Porém, seja forte em deixá-lo um pouco sozinho para que se adapte à rotina e volte a dormir. Não ofereça alimento, colo e carinho a noite toda. Ele precisa dormir sem esses artifícios.
Você e o bebê poderão dormir melhor quando ele aprender a se aquietar sem “grandes malabarismos”. É necessário um pouco de paciência.
Dicas
Alguns hormônios são liberados durante o sono. Quanto maior a criança fica, mais precisa dormir bem, para desenvolver-se com saúde. - Só atenda o bebê, caso chore ou resmungue quando estiver no horário da mamada. Inicialmente apenas observe o comportamento dele, antes de qualquer intervenção;
- Mamãe e papai descansados poderão dar maior atenção e carinho ao seu bebê durante o dia, por isso acostumar a todos a uma rotina equilibrada é o recomendado.
Não se preocupe! Um bebê adapta-se mais rapidamente e facilmente do que imaginamos. Assim como aprendeu a ficar fora do útero e se habituou à nova rotina, também irá aprender a dormir e a diminuir os resmungos.
Sem comentários:
Enviar um comentário