4/13/2016

Estudo aponta que não há relação entre febre e nascimento dos dentes

O nascimento dos primeiros dentes causa febre no bebê? Você com certeza já ouviu falar que aquela febre que surge de repente pode estar relacionada ao aparecimento dos primeiros dentinhos. No entanto, de acordo com estudos recentes divulgados pela Academia Americana de Pediatria, essa relação pode não ser verdadeira. Um levantamento de dados feito com 1.179 estudos sobre dentição, realizados em oito países diferentes, diz que não é possível relacionar a febre ao crescimento dos dentes.
O mapeamento aponta que os sintomas de maior incidência no início da dentição são irritação na gengiva (86% dos casos), irritabilidade (68%) e maior produção de baba (55%). O ligeiro aumento da temperatura corporal foi um sintoma comum, mas não o suficiente para ser considerado febre.
Os autores do estudo afirmam que a descoberta é importante para evitar erros de diagnósticos. Uma vez que uma criança desenvolve uma febre verdadeira, geralmente considerada como mais de 38ºC, ao se assumir que a causa é a dentição pode-se levar médicos ou os pais a falhar detecção da doença ou infecção e prejudicar o tratamento.
Mas por que então o período de incidência das primeiras febres em bebês coincide com o aparecimento dos dentes?
Segundo alguns especialistas, devemos levar em consideração outras possíveis “coincidências” que ocorrem nessa mesma fase. Com 6 ou 7 meses, os bebês começam a ter mais acesso aos objetos e colocá-los na boca, além de ser o período de fim de licença maternidade e adaptação nas escolinhas…então eles poderão estar mais propensos a infecções e doenças virais, que podem causar febre.



E aí? Mães que já passaram por essa fase, o que acharam da conclusão desse estudo?

Sem comentários:

Enviar um comentário