11/16/2015

O que dar de comer para o bebê com dente nascendo?


O nascimento dos dentinhos no bebê provoca incomodo, dor e muita coceira. Durante esse período, a criança fica mais irritada do que o normal, chora bastante, não dorme direito e pode ser recusar a comer, o que preocupa ainda mais os pais. Para melhorar esse cenário, veja algumas dicas importantes:
O nascimento dos primeiros dentinhos
Os primeiros dentinhos do bebê começam a nascer por volta dos seis meses de idade. São os dentes de leite que estão a caminho, para depois serem substituídos pelos dentes permanentes.
Mordedor
O tradicional mordedor tem um papel fundamental durante o nascimento dos primeiros dentinhos. É que para aliviar o incomodo e a coceira, seu bebê vai querer colocar os mais variados objectos na boca, o que pode ser perigoso e nada saudável e higiénico. Por isso, não deixe de comprar um mordedor. Eles são feitos com material especifico que não machuca.
A alimentação
O bebê pode não querer comer, mas como ele precisa se alimentar, os pais devem ter opções que não agridam ou irritem a gengiva. Papinhas são excelentes, mas elas não podem estar muito quentes, temperadas, salgadas ou doces demais. Frutas macias também são de fácil ingestão. Amasse mamão, banana, pêra e sirva para seu filho. Vale lembrar ainda que será preciso uma boa dose de paciência para convencer o pequeno. Por causa do incomodo, seu bebê pode preferir leite ao invés de alimentos sólidos. Sendo assim, não deixe de amamentá-lo ou de servir a mamadeira.
Higienizarão
Não deixe de limpar e higienizar a boca de seu bebê. Mesmo antes dos dentinhos aparecerem, limpe com fralda ou algodão úmido. Depois, compre uma dedeira massageadora, que funciona como uma pequena escova. Faça também a limpeza da língua e das bochechas.

Pode usar o microondas para esquentar mamadeira do bebê?

Bebés que mamam no peito ou que estão aprendendo a usar a mamadeira devem usar o menor furo possível, que permite pouca passagem de leite. Assim, ele será estimulado a continuar sugando.
Conforme a criança se acostuma, dá para tentar um furo maior, sempre com cuidado para não exagerar, pois um furo largo demais pode fazer a criança engasgar ou babar boa parte do leite enquanto mama.
Nem todos os bebés se acostumam rápido com a mamadeira, às vezes é preciso experimentar mais de um bico, portanto não compre todas de uma vez. Boa parte dos especialistas acredita que o uso da mamadeira por crianças que mamam no peito possa desestimular a amamentação, porque o bebê passa a preferir o bico da mamadeira.
Mas se o bebê faz uso da mamadeira alternadamente com o peito ou está sendo desmamado, é importante também saber aquecê-la correctamente e na temperatura certa.
Qual a melhor forma de aquecer o leite na mamadeira?
É melhor evitar o microondas, já que ele aquece de forma desigual e pode deixar algumas partes da mamadeira mais quentes que outras, levando a possíveis queimaduras na boca do bebê. O ideal é colocar o leite materno ou o leite em pó misturado com água na mamadeira em uma panela com água quente que não esteja fervendo, ou em um aquecedor de mamadeiras. Uma dica importante é não requentar o leite, seja o materno ou em pó.
O microondas pode transferir malefícios ao leite ou a mim?
Os alimentos não são capazes de absorver as microondas emitidas pelo forno. Sua única função é a de aquecer o alimento que está no interior do forno ao agitar as moléculas de água presentes em sua composição. E o calor é a única coisa que se mantém no processo após o desligamento do aparelho. O problema não está nos alimentos, mas nas embalagens plásticas.
Algumas embalagens são feitas com materiais inadequados para o aquecimento. Assim, o calor libera substâncias que podem ser cancerígenas. Então, cuidado com o material da mamadeira escolhida.

10/30/2015

O tempo passa rápido demais para criarmos nossos filhos à maneira dos outros

Tem gente que se deixar, ditam toda a forma como devemos criar nossos filhos…
Nós não podemos amamentar “exclusivo” sem ouvir que nosso bebê está com fome, Não podemos “não oferecer” uma chupeta, que vamos criar vínculo (e isso de alguma forma é negativo para algumas pessoas). Não podemos dormir juntos, por que nossa vida sexual vai acabar, Não podemos criar da forma que escolhemos sem ouvir pitacos. 

Se a mãe não amamenta por algum motivo, é julgada muitas vezes. Se ela precisa deixar o bebê para trabalhar, não está priorizando a maternidade. Mas ninguém ajuda aquela mãe que teve problemas com amamentação, ninguém procura saber o motivo daquela mãe que precisou deixar seu bebê para trabalhar. Conheço alguns casos, e sei que não é fácil, mas necessário para algumas.
O que eu quero dizer, é que nós somos cobradas de todos os lados. Não importa o quanto nós damos o nosso melhor, as críticas e pitacos estão presentes, mas o apoio e a ajuda muitas vezes não estão. Então, temos 2 opções: Ignorar certos comentários, ou enlouquecer tentando ser a mãe perfeita.  
Mãe perfeita não existe, mas mulher que dá o seu melhor por seu filho, sim!
O tempo passa muito rápido para criarmos nossos filhos à maneira dos outros. A maternidade é algo muito completo, sem manual de instruções, e a única forma que temos para aprender a “ser mãe” é vivendo a nossa experiência, seguindo o nosso instinto materno.
Seria muito bom que as pessoas se colocassem no nosso lugar, antes de sair criticando e colocando defeitos em tudo. Conselhos são bem vindos, quando pedimos. Cada mãe tem seu jeito de criar seu filho, e respeito é fundamental para uma boa convivência.

7/10/2015

Até quantos quilos é normal engordar durante a gravidez?

Esse sempre foi um tema muito comentado por grávidas e especialistas. Controlar o peso no período da gravidez ajudará a evitar que surjam diversas doenças, tais como a eclampsia ou o diabetes gestacional, que também estão ligados ao aumento de peso na gravidez.
Mesmo que o período da gravidez não seja o momento certo para iniciar uma dieta ou para ter restrição alimentar severa, é preciso ter alguns cuidados – que servirão para o bem-estar da criança e da mãe. Algumas acções precisam ser feitas durante esse período, tais como actividades físicas, mantendo também uma alimentação saudável que contribuirá para a saúde.
Veja nas dicas abaixo a importância de estar no peso certo durante a gravidez e como você pode fazer isso.
1- O quer fazer para tentar controlar o peso?
Esqueça aquele velho ditado que diz que a mulher grávida precisa comer por dois, três ou quatro, isso não existe – se usar desse “artifício” terá que lidar rapidamente com o ganho excessivo de peso. Você deve comer na medida certa, o suficiente para sua nutrição e a do bebê, mas, também não vá ficar paranóica com a alimentação, veja como você pode comer bem e o suficiente para manter uma gravidez saudável:
  • Consuma os derivados do leite e até mesmo o próprio leite, pois eles são ricos em cálcio – excelente para a formação e força óssea.
  • Grãos, ovos, carnes e peixes são proteínas que você precisa consumir, mas lembre-se de ter moderação.
  • Arroz, macarrão, cereais e pães são carboidratos que você precisa comer durante a gravidez, no entanto, dê preferência a produtos integrais, já que a ajudará quanto à constipação.
  • Evite as gorduras do mal, prefira as gorduras que não são saturadas, elas estão presentes na castanha do caju, no azeite, em amêndoas etc.
Foto: labourdoula.com
Diary of a pregnant
2- Quanto é preciso comer?
Mulheres grávidas saudáveis devem ingerir normalmente entre 2 a 2,5 mil calorias por dia. Quando chegar o terceiro trimestre o bebê deverá ganhar um pouco mais de peso, então a recomendação é o aumento de mais 300 calorias ao dia. Dicas de lanches:
  • Uma taça de salada de frutas, misturado a uma colher de sopa de linhaça.
  • Uma fatia de bolo integral – pode ser de frutas -, com um suco de melão, sem adicionar açúcar.
  • Duas fatias de pão integral com uma colher de sopa de patê de sardinha.
3- Por que é perigoso engordar demais?
Além do diabetes gestacional você poderá ter pré-eclâmpsia, seu bebê poderá engordar muito – o que tornará inviável o parto normal, além do mais, você poderá ter problemas na coluna e nos joelhos.
Entenda mamãe; o normal é que você ganhe de sete a doze quilos (no máximo) até o final da sua gravidez. Essas medidas também te ajudarão a voltar à forma o mais rápido.

Recomendação final

Não há motivo para restrições severas. Observe seu corpo mês a mês, ele será o seu termômetro, mamãe. Dica: aproveite para curtir os famosos “desejos de grávida” e comer aquela comidinha especial que o papai certamente não irá negar.

Dar ou não a chupeta para o bebê?

Essa enorme dúvida já começa a surgir na mente de muitas mães, antes mesmo do bebezinho nascer. Afinal de contas, um bebê com uma chupeta na boca é tão bonitinho de se ver!
Mas também existem pessoas à sua volta que contam horrores para que você decida não dar a chupeta para o bebê. E agora? Eis a questão!
Para te ajudar a resolver esse impasse, conheça um pouco mais sobre o uso da chupeta:

A sucção

A sucção acontece desde o ventre da mãe, essa é uma necessidade fisiológica que o bebê tem e é de fundamental importância para que ocorra o bom desenvolvimento dele.
E você já deve ter visto em ultrassonografia muitos bebés ou até mesmo o seu – chupando o dedo, não é mesmo?

Benefícios da sucção
Após o nascimento o seu bebê vai suprir essa necessidade através da amamentação. O ato de sugar promove sensação de:
  • Bem-estar;
  • Calmaria; e
  • um momento relaxante.
Dentre estas sensações, o efeito calmante exerce a diminuição do risco de morte súbita, que pode ser auxiliado também pela chupeta, desde que você use-a após a terceira semana de vida.

Boas maneiras para usar a chupeta

Você já deve ter ficado meio confusa quando foi comprar chupetas e viu escrito – “chupeta ortodôntica” ou “chupeta não ortodôntica”. Veja o que quer dizer cada uma delas:
  • 52e7b7353f638
    Diary of a pregnant
    Chupeta ortodôntica é aquela com a base mais achatada e que evita que haja um distanciamento maior dos lábios do bebê.
  • Chupeta não ortodôntica já vem com a base mais arredondada, essa não é bem recomendada para fazer uso.
Se você optar por dar chupeta a seu bebê, use as seguintes recomendações:
  • Use a chupeta ortodôntica, pois ela minimiza as alterações que porventura venham ocorrer na arcada dentária.
  • Use apenas na hora do sono para facilitar a respiração e fechamento dos lábios.
  • Procure tirar o hábito da chupeta de seu bebê entre 1 e 2 anos de idade, pois nessa fase a necessidade dele será outra. À medida que seu filho vai crescendo ele desenvolve outras habilidades e a chupeta não terá importância nessa nova fase.
  • Higienize sempre as chupetas para mantê-la longe de micróbios.
Portanto, a decisão de dar ou não a chupeta para o seu bebê vai depender apenas de você. Também é preciso ser sábia para que o uso dela não prejudique a saúde bucal e a amamentação de seu filho.
Procure informar-se com o pediatra quais os melhores tipos de chupetas para o seu filho.

ATENÇÃO PAIS: isto pode matar os vossos filhos


De acordo com o pediatra Svante Norgren  do hospital pediátrico Astrid Lindgren, na Suécia, pendurar um pano sobre a capota do carrinho do bebé é um perigo já que a temperatura aumenta e o efeito no carrinho é nocivo para o bebé
“Dentro do carrinho fica uma temperatura extremamente elevada, com um efeito semelhante ao de um termo”, diz Svante Norgren, que refere ainda que a circulação de ar torna-se insuficiente e fica mais difícil para os pais vigiarem os bebés.
Um carrinho ao sol sem pano exposto a uma temperatura de 22 graus atingiu os 34 após meia hora uma fralda sobre a capota. Ao fim de uma hora o termómetro marcava 37 graus.
Assim quando os pais colocam o pano, em vez de estar a proteger os filhos do calor, o que estão a fazer realmente é deixá-los desconfortáveis e a colocá-los em perigo devido ao aumento da temperatura.
É preferível tentar circular pela sombra, colocar um chapéu e protector solar na criança e usar apenas a capota que já vem instalada no carrinho.
Agora com o Verão e com o calor tenham mesmo muito cuidado para que nada de mal possa acontecer aos vossos pequenotes.

7/05/2015

É seguro viajar de avião na Gravidez?

É normalmente seguro voar enquanto estiver grávida. No entanto, algumas companhias aéreas não vai deixar você voar para o final de sua gravidez, então é bom você verificar o que a política da sua companhia aérea fala sobre.
Os coágulos de sangue (trombose)
Viagens de longa distância (mais de cinco horas) carrega um risco aumentado de formação de coágulos sanguíneos (trombose), embora não seja claro se o risco é maior caso você esteja grávida.
Para a maioria das pessoas, vestindo meias de compressão correctamente equipadas pode reduzir o risco. Se você estiver grávida, usando essas meias vai reduzir o inchaço nas pernas. Você pode comprá-las sobre em uma farmácia. Você também pode reduzir o risco bebendo água regularmente.
Quando viajar
Algumas mulheres preferem não viajar nas primeiras 12-15 semanas de gravidez por causa do cansaço e náuseas que elas experimentam nesta fase inicial. O risco de aborto também é maior nesta fase da gravidez.
No entanto, se você se sentir bem e tendo discutido com o seu médico, não há nenhuma razão para que você não possa viajar durante este tempo.
A maioria das companhias aéreas não vai permitir que você viaje após 36 semanas de gravidez, ou 32 semanas, se você estiver grávida de gémeos ou múltiplos.
Antes da viagem
Se você está pensando em viajar de avião, você deve discutir isso com a sua parteira ou médico. Antes de reservar os seus bilhetes, verifique com sua companhia aérea e seguro para a empresa que lhe permitirá viajar durante a gravidez. Depois de 28 semanas de gravidez, a maioria das companhias aéreas exigem uma carta de seu parteira ou médico confirmando:
  • que você está em boa saúde;
  • que você tenha uma gravidez normal;
  • a data prevista para o parto;
Esteja ciente de que o seu médico poderá cobrar por carta. Sua cirurgia pode lhe dar mais informações sobre as taxas.
Algumas companhias aéreas podem requerer autorização médica se:
  • sua data de entrega é inferior a quatro semanas após a sua data de partida, ou
  • quaisquer complicações são esperados em sua entrega;
Isto pode envolver o seu médico ou parteira de uma forma ou de uma avaliação feita pela equipe da companhia aérea. Verifique com sua companhia aérea, como as restrições podem variar.

Durante o seu voo
Abaixo estão algumas dicas para ajudar você a ter um voo saudável e confortável :
  • Beba muita água para se manter hidratado.
  • Faça exercícios de panturrilha – a maioria das companhias aéreas fornecem informações sobre estes.
  • Não sente-se ainda por um longo tempo – levante-se, quando possível.
  • Usar roupas largas e confortáveis.
  • Ajuste o cinto de segurança de modo a alça fica abaixo do seu quadril.
O seu destino
Se você está planejando uma viagem ao exterior, você deve pensar sobre o seu destino:
Você poderia pedir ajuda médica, se você precisava? Veja cuidados de saúde no estrangeiro para obter mais informações.
Você precisa de qualquer tipo de vacina, e são estes seguro ter enquanto você está grávida? Veja as vacinações de viagem para mais informações.
Se você estiver viajando para a Europa, certifique-se de ter um Cartão Europeu de Seguro de Doença (CESD) , que lhe dá direito a tratamento gratuito no estrangeiro.

7/03/2015

10 momentos da maternidade que você não esquecerá

Não há nada que mude tanto a vida de alguém como ser mãe. Seja por carregarem na sua barriga o filho durante 9 meses, tendo por isso uma relação umbilical, seja por passar a ter alguém totalmente dependente dela, a mulher vê a sua vida virada do avesso com a maternidade.
No entanto, não há mudança mais saborosa que esta, e apesar de todo o trabalho e noites mal dormidas que a acompanhem, a maternidade traz consigo uma infinidade de momentos inesquecíveis, os quais nunca mais esquecerá. Confira de seguida 10 momentos da maternidade que você não esquecerá e que tornarão a sua vida mais bela, rica e feliz.



Momentos da maternidade que você nunca esquecerá
A amamentação é, para a maioria das mulheres, não apenas uma necessidade, mas uma forma muito próxima de estar com o seu filho. A sensação de estar a alimentar aquele ser minúsculo, enquanto ele suga o leite e encosta a cabecinha no seio, é maravilhosa.
Alguns dos momentos mais saborosos de ser mãe é poder afastar-se um pouco e poder observar pai e filho a terem os seus próprios momentos.
Ao longo da maternidade irá experienciar como pequenos momentos, coisas porventura banais, a conseguem emocionar. O bebé a brincar, a tentativa de dizer algo, ou a simples observação de pai e filho a dormirem juntos.
Deixar de pensar apenas em si e na sua vida, e começar a tomar decisões sobre o que é melhor para o seu filho, dando-lhe prioridade sobre si, irá torná-la mais responsável. Afinal, você tem alguém totalmente dependente de si, e sobre o qual as suas decisões terão uma grande influência.
Durante os primeiros anos, irá ler a mesma história vezes e vezes sem conta, e o seu filho irá adorar cada vez como se fosse a primeira.
E aquelas palhaçadas que via os outros fazerem e você pensava que nunca faria igual? Pois é, ser mãe significa fazer isso e muito mais. E você verá: ainda por cima vai gostar!
Outra sensação de que não se esquecerá é quando o silêncio invade a sua casa. Quando uma criança está muito sossegada, ou está a dormir ou está fazendo alguma asneira.
Ser mãe significa também deixar o último pedaço de uma comida que você adora para o seu filho, e não ficar triste por isso.
Uma das sensações mais gostosas de ser mãe é dormir com o seu bebé ao lado, e sentir aquele cheiro característico do seu filho. É uma sensação realmente inesquecível.
Uma sensação da maternidade que você não esquecerá é aquela cara que o seu filho faz quando se magoa ou quando fica triste. Você perceberá que não há coisa pior que ver o seu filho assim.

Varizes na gravidez

As varizes são veias dilatadas que podem causar dor, inchaço e, em casos mais graves, úlceras na pele. Durante a gravidez, devido ao aumento de peso, as varizes podem parecer ou agravar-se. As varizes podem ter 3 aparências, podem parecer como linhas avermelhadas pequenas, veias mais grossas de cor azulada ou nódulos grossos que ficam salientes sobre a pele.
As veias têm a função de mandar o sangue de volta ao coração, o que acontece é que algumas veias estreitam após a passagem do sangue, impedindo que ele volte para os membros inferiores.
As causas para o aparecimento de varizes são vaiados, sendo os mais comuns o sedentarismo, a hereditariedade e uso de pílulas anticoncepcionais e a gravidez. As varizes na gravidez acontecem porque o peso do bebé comprime as veias na região do abdómen fazendo com que ocorra a dilatação das veias das pernas que podem dar origem a novas varizes ou aumentar as já existentes.
A boa notícia é que as veias que surgem durante a gravidez costumam diminuir ou desaparecer 3 ou 4 após o parto.

Dicas para evitar o aparecimento de varizes na gravidez
Faça uma alimentação saudável e equilibrada, rica em frutas, legumes e carnes brancas para evitar o aumento significativo de peso durante a gravidez;
Faça exercício físico aconselhado pelo seu médico, as caminhadas são uma opção mais segura, mas os desportos que envolvem água são os melhores para combater este problema;
Use sapatos adequados, evite os sapatos de salto alto e os sapatos rasos, o ideal é usar um salto entre 3 e 5 cm de altura, que ajudam na circulação do sangue nas veias;
Evite ficar demasiado tempo na mesma posição, sentada ou deitada, de 30 em 30 minutos levante-se e faça uma pequena caminhada para fazer circular o fluxo sanguíneo;
Evite cruzar as pernas e quando se deitar apoie os pés num travesseiro, para facilitar a circulação.

Decoração de quartos de bebé com papel de parede

Decorar o quarto de bebé com papel de parede é cada vez mais uma opção, é uma forma divertida, fácil e colorida de tornar o quarto do seu bebé um espaço cheio de conforto e amor. 
Nos últimos anos deu-se um investimento por parte das empresas neste mercado, as opções são cada vez mais variadas, bonitas e fáceis de aplicar.
O papel de parede é uma forma económica de decorar o seu quarto do seu bebé, pode optar por uma decoração mais clean e aplicar papel de parede com listras horizontais ou verticais, ou então investir num tema e criar um verdadeiro mundo de sonhos.

Fotos de quartos de bebé com papel de parede







O primeiro passo na decoração de um quarto é escolher as cores, se vai utilizar papel de parede para decorar o melhor é optar por uma cor neutra para as paredes, assim, valoriza as cores do papel. Depois escolha o papel de parede que mais gosta pode optar por tons associados ao sexo do bebé, mas existem tons que podem ser usados em ambos os casos. Existem várias opções de papel de parede para bebés: bolinhas, flores, borboletas, fada, ursos e personagens de desenho animado. Para não encher demasiado o espaço, especialmente, quando este é pequeno pode optar por colocar apenas um faixa ou uma tira com desenhos coloridos. O papel de parede usado para decorar quarto de bebé deve ter uma aplicação limpa, rápida e que não cause reacções alérgicas, que não acumule poeira facilmente e que seja fácil de limpar.
Como colocar papel de parede no quarto de um bebé
É fácil aplicar papel de parede mas é importante seguir algumas instruções para não errar, comece por verificar se as paredes estão lisas, sem qualquer buraco, bolor ou fendas. Retirem e utilizem plásticos para forrar o chão. Deve preparar a cola antes de começar a colocar o papel, com um pincel aplique a cola no papel de parede e deixe absorver a cola pelo tempo recomendado, em seguida aplique na parede no local que deseja. Passe um pano ou uma esponja seca por cima do papel parede para que este fique bem preso e sem bolhas.


6/18/2015

Dentinhos nascendo – Quais os sintomas, o que fazer?

O aparecimento dos primeiros dentinhos geralmente costuma causar grande preocupação para muitas mamães. Para algumas delas, esse momento é de ficar com o “cabelo em pé” só em pensar. Mas, vamos  esclarecer nesse artigo que o nascimento dos dentinhos é algum natural, que toda criança passa e que deve ser tratado com tranquilidade e muita informação.
Vamos ajudá-la a partir de agora a identificar os sintomas e saber o que fazer nesse momento.

1- Os sintomas


Existem alguns sintomas que são associados ao rompimento dos dentes de leite, tais como:

  • Coceira na gengiva.
  • Gengiva esbranquiçada.
  • Aumento da saliva.
  • Dificuldade para o bebê engolir.
  • Diarreia leve.
  • Sono e febre.
  • Coriza, falta de apetite, irritabilidade, entre outros.
2 -  A erupção dos dentes

A partir dos seis meses – há bebés que começam até com 4 meses – os dentes começam a surgir. Os primeiros a aparecer são os incisivos centrais inferiores, logo depois vêm os laterais inferiores, os caninos em seguida e, por fim, os segundos molares. Quando a criança atingir os três anos de idade a dentição de leite estará completa.

Foto: Eatrightpro
3 - O que fazer quando os dentes incomodarem?

Você poderá aliviar o incómodo da criança oferecendo a ela os famosos mordedores, desde que estejam bem limpos, preferencialmente geladinhos para que a gengiva seja massageada.

Ofereça alimentos mais duros – por exemplo, uma tira mais grossa de cenoura é um recurso. Só cuidado para a criança não engasgar!

Não use pomadas. Elas não são indicadas por possuírem anestésicos que poderão ser engolidos pelo bebê.

Um método natural que poderá ser usado é a Camomila C, que possui acção sedativa, suave, e que actua no alívio da irritabilidade que ocorre nessa área. São apresentadas em cápsulas e você poderá abri-las e despejá-las no suco, água ou leite, quando indicado pelo pediatra.

Mantenha uma alimentação pastosa e com temperatura fria.
Havendo agravamento dos sintomas procure o médico da criança, pois os sintomas geralmente são temporários e costumam ser mais leves do que quando são relacionados a alterações sistémicas.

4 – Tire o foco da dor

Procure distrair o bebê com brincadeiras, mantenha a criança ocupada com actividades, isso pode ajudar em alguns casos.

5 – Prossiga com a alimentação

Mesmo que a criança sinta pouca fome por ocasião da dor, você deve continuar a alimentação para que o sistema imunológico do bebê permaneça forte.

6 – Cuidados durante e após o nascimento dos dentes
  • Limpe a gengiva do bebê, língua e bochecha usando uma gaze húmida, especialmente antes dele dormir.
  • Ao aparecer os dentinhos escove-os com muito cuidado, com creme dental apropriado para crianças e sem flúor, use uma pequena quantidade.