Esse sempre foi um tema muito comentado por grávidas e especialistas. Controlar o peso no período da gravidez ajudará a evitar que surjam diversas doenças, tais como a eclampsia ou o diabetes gestacional, que também estão ligados ao aumento de peso na gravidez.
Mesmo que o período da gravidez não seja o momento certo para iniciar uma dieta ou para ter restrição alimentar severa, é preciso ter alguns cuidados – que servirão para o bem-estar da criança e da mãe. Algumas acções precisam ser feitas durante esse período, tais como actividades físicas, mantendo também uma alimentação saudável que contribuirá para a saúde.
Veja nas dicas abaixo a importância de estar no peso certo durante a gravidez e como você pode fazer isso.
1- O quer fazer para tentar controlar o peso?
Esqueça aquele velho ditado que diz que a mulher grávida precisa comer por dois, três ou quatro, isso não existe – se usar desse “artifício” terá que lidar rapidamente com o ganho excessivo de peso. Você deve comer na medida certa, o suficiente para sua nutrição e a do bebê, mas, também não vá ficar paranóica com a alimentação, veja como você pode comer bem e o suficiente para manter uma gravidez saudável:
- Consuma os derivados do leite e até mesmo o próprio leite, pois eles são ricos em cálcio – excelente para a formação e força óssea.
- Grãos, ovos, carnes e peixes são proteínas que você precisa consumir, mas lembre-se de ter moderação.
- Arroz, macarrão, cereais e pães são carboidratos que você precisa comer durante a gravidez, no entanto, dê preferência a produtos integrais, já que a ajudará quanto à constipação.
- Evite as gorduras do mal, prefira as gorduras que não são saturadas, elas estão presentes na castanha do caju, no azeite, em amêndoas etc.
2- Quanto é preciso comer?
Mulheres grávidas saudáveis devem ingerir normalmente entre 2 a 2,5 mil calorias por dia. Quando chegar o terceiro trimestre o bebê deverá ganhar um pouco mais de peso, então a recomendação é o aumento de mais 300 calorias ao dia. Dicas de lanches:
- Uma taça de salada de frutas, misturado a uma colher de sopa de linhaça.
- Uma fatia de bolo integral – pode ser de frutas -, com um suco de melão, sem adicionar açúcar.
- Duas fatias de pão integral com uma colher de sopa de patê de sardinha.
3- Por que é perigoso engordar demais?
Além do diabetes gestacional você poderá ter pré-eclâmpsia, seu bebê poderá engordar muito – o que tornará inviável o parto normal, além do mais, você poderá ter problemas na coluna e nos joelhos.
Entenda mamãe; o normal é que você ganhe de sete a doze quilos (no máximo) até o final da sua gravidez. Essas medidas também te ajudarão a voltar à forma o mais rápido.
Recomendação final
Não há motivo para restrições severas. Observe seu corpo mês a mês, ele será o seu termômetro, mamãe. Dica: aproveite para curtir os famosos “desejos de grávida” e comer aquela comidinha especial que o papai certamente não irá negar.