11/10/2014

Grávidas não devem dormir de Lado

Dormir bem é essencial em qualquer altura da vida, e ainda mais, quando se carrega um filho dentro de si.
No entanto, com a barriga mais saliente, as posições para dormir tornam-se limitadas, gerando por vezes algum desconforto.



Aqui poderá saber mais sobre posições de dormir, e ainda, quando é que a gestante não deve dormir de lado.

Posições de dormir da grávida

Nos primeiros meses da gestação, geralmente até ao quinto mês, a grávida pode dormir em qualquer posição. O aumento da barriga ainda é pequeno, e não influencia a posição, nem incomoda na hora de ir dormir.Além disso, devido ao tamanho do bebé ser ainda reduzido, não há risco de criar incômodo ou apertar o bebé. Contudo, com o crescimento do bebé, também a barriga aumenta de volume. Geralmente a partir do 6 º mês, a barriga encontra-se já bastante saliente, tornando mais limitadas as suas opções de posição de dormir. Nesta fase, há duas posições menos adequadas para a grávida: dormir de lado e dormir com a barriga para cima. De seguida explicaremos as razões pelas quais não deve optar por estas posições nos últimos meses da gestação.

Porque é que as grávidas não devem dormir de lado

Nos últimos meses da gravidez, as gestantes não devem dormir de lado, já que esta posição comprime as artérias do útero, podendo comprometer a chegada de nutrientes e de oxigênio ao bebé. Nesta fase da gestação, o ideal é dormir virada para o seu lado esquerdo, de preferência, com várias almofadas, de modo a encontrar um ponto de conforto para o seu sono. O facto de dormir virada para o lado esquerdo, o lado onde se encontra o coração, irá favorecer a circulação sanguínea, garantindo que o bebé continue a receber de uma forma fluida, a corrente sanguínea, com os seus nutrientes e oxigênio

Porque é que as grávidas não devem dormir de barriga para cima

Também neste caso, estamos apenas a falar dos últimos meses. Até aos 5/6 meses, poderá utilizar esta posição. No entanto, na fase final da gravidez, a barriga está bastante volumosa, e dormir com a barriga virada para cima pode causar dificuldades respiratórias e falta de ar na gestante, com as respetivas consequências também para o bebé.


Sem comentários:

Enviar um comentário