Bebés que mamam no peito ou que estão aprendendo a usar a mamadeira devem usar o menor furo possível, que permite pouca passagem de leite. Assim, ele será estimulado a continuar sugando.
Conforme a criança se acostuma, dá para tentar um furo maior, sempre com cuidado para não exagerar, pois um furo largo demais pode fazer a criança engasgar ou babar boa parte do leite enquanto mama.
Nem todos os bebés se acostumam rápido com a mamadeira, às vezes é preciso experimentar mais de um bico, portanto não compre todas de uma vez. Boa parte dos especialistas acredita que o uso da mamadeira por crianças que mamam no peito possa desestimular a amamentação, porque o bebê passa a preferir o bico da mamadeira.
Mas se o bebê faz uso da mamadeira alternadamente com o peito ou está sendo desmamado, é importante também saber aquecê-la correctamente e na temperatura certa.
Qual a melhor forma de aquecer o leite na mamadeira?
É melhor evitar o microondas, já que ele aquece de forma desigual e pode deixar algumas partes da mamadeira mais quentes que outras, levando a possíveis queimaduras na boca do bebê. O ideal é colocar o leite materno ou o leite em pó misturado com água na mamadeira em uma panela com água quente que não esteja fervendo, ou em um aquecedor de mamadeiras. Uma dica importante é não requentar o leite, seja o materno ou em pó.
O microondas pode transferir malefícios ao leite ou a mim?
Os alimentos não são capazes de absorver as microondas emitidas pelo forno. Sua única função é a de aquecer o alimento que está no interior do forno ao agitar as moléculas de água presentes em sua composição. E o calor é a única coisa que se mantém no processo após o desligamento do aparelho. O problema não está nos alimentos, mas nas embalagens plásticas.
Algumas embalagens são feitas com materiais inadequados para o aquecimento. Assim, o calor libera substâncias que podem ser cancerígenas. Então, cuidado com o material da mamadeira escolhida.