6/18/2015

Dentinhos nascendo – Quais os sintomas, o que fazer?

O aparecimento dos primeiros dentinhos geralmente costuma causar grande preocupação para muitas mamães. Para algumas delas, esse momento é de ficar com o “cabelo em pé” só em pensar. Mas, vamos  esclarecer nesse artigo que o nascimento dos dentinhos é algum natural, que toda criança passa e que deve ser tratado com tranquilidade e muita informação.
Vamos ajudá-la a partir de agora a identificar os sintomas e saber o que fazer nesse momento.

1- Os sintomas


Existem alguns sintomas que são associados ao rompimento dos dentes de leite, tais como:

  • Coceira na gengiva.
  • Gengiva esbranquiçada.
  • Aumento da saliva.
  • Dificuldade para o bebê engolir.
  • Diarreia leve.
  • Sono e febre.
  • Coriza, falta de apetite, irritabilidade, entre outros.
2 -  A erupção dos dentes

A partir dos seis meses – há bebés que começam até com 4 meses – os dentes começam a surgir. Os primeiros a aparecer são os incisivos centrais inferiores, logo depois vêm os laterais inferiores, os caninos em seguida e, por fim, os segundos molares. Quando a criança atingir os três anos de idade a dentição de leite estará completa.

Foto: Eatrightpro
3 - O que fazer quando os dentes incomodarem?

Você poderá aliviar o incómodo da criança oferecendo a ela os famosos mordedores, desde que estejam bem limpos, preferencialmente geladinhos para que a gengiva seja massageada.

Ofereça alimentos mais duros – por exemplo, uma tira mais grossa de cenoura é um recurso. Só cuidado para a criança não engasgar!

Não use pomadas. Elas não são indicadas por possuírem anestésicos que poderão ser engolidos pelo bebê.

Um método natural que poderá ser usado é a Camomila C, que possui acção sedativa, suave, e que actua no alívio da irritabilidade que ocorre nessa área. São apresentadas em cápsulas e você poderá abri-las e despejá-las no suco, água ou leite, quando indicado pelo pediatra.

Mantenha uma alimentação pastosa e com temperatura fria.
Havendo agravamento dos sintomas procure o médico da criança, pois os sintomas geralmente são temporários e costumam ser mais leves do que quando são relacionados a alterações sistémicas.

4 – Tire o foco da dor

Procure distrair o bebê com brincadeiras, mantenha a criança ocupada com actividades, isso pode ajudar em alguns casos.

5 – Prossiga com a alimentação

Mesmo que a criança sinta pouca fome por ocasião da dor, você deve continuar a alimentação para que o sistema imunológico do bebê permaneça forte.

6 – Cuidados durante e após o nascimento dos dentes
  • Limpe a gengiva do bebê, língua e bochecha usando uma gaze húmida, especialmente antes dele dormir.
  • Ao aparecer os dentinhos escove-os com muito cuidado, com creme dental apropriado para crianças e sem flúor, use uma pequena quantidade.

Quando os bebês começam a salivar?


Quando os bebés começam a salivar?

A partir do 2º ou 3º mês de vida as crianças salivam em grande quantidade. Como os bebés não têm a habilidade de travar a saliva nesta época, ela acaba deixando o rosto do bebê com a conhecida baba. Como isto se produz uma grande unidade, principalmente no perímetro dos lábios, a zona do queixo também pode ficar irritada, já que é uma área delicada e isso se agrava se associado ao roçar contínuo da chupeta ou com o contacto de comida, podendo surgir bactérias. Sugere-se manter esta parte do rostinho bem seca, usando toalhinhas de algodão para limpar a criança.

Qual o motivo de tanta baba?

Na maioria das vezes a causa da baba em abundância é devido ao nascimento dos dentes, mas, pode também ser por conta de imaturidade neuromuscular. Nesta segunda hipótese, a baba excessiva ocorre por volta dos 2 meses de vida, pois nesta fase o bebê não possui uma coordenação neuromuscular completa e assim não consegue controlar a baba suficientemente para engolir a saliva, que é bem intensa nesta etapa.
Também há outras situações envolvidas, onde a criança pode estar com aftas, resfriados, infecções na boca ou garganta e até mesmo refluxo gastroesofágico. A orientação de um pediatra é sempre para confirmar se realmente a baba de seu filho está dentro da normalidade.

O que fazer nas horas de intensa salivação?
Foto: Belleenfants

Por ser uma situação um tanto incómoda, tanto para a criança quanto para os pais, há a necessidade apenas de se ter mais paciência nesta fase. Babadores podem servir muito, já que absorverão a unidade.
Os melhores babadores tem fundo plastificado – protegem mais, você também pode usar toalhinhas de boca. Troque-as com frequência.
Uma última sugestão: estimule a criança com mordedores específicos para a idade, pois eles ajudam na diminuição da saliva. Mas tome muito cuidado! É recomendado estar por perto quando seu filho estiver brincando com os mordedores, para evitar sufocamento.
Caso seu bebé esteja salivando em demasia, apenas tome os devidos cuidados e caso esteja muito preocupada fale com o pediatra.

Curta bastante esta fase junto do seu filho, pois logo em breve ele crescerá e toda essa experiência da primeira fase passará.